Voltar ao Topo

artigos

[anterior]

[próximo]

06/06/2014

Patrocinador de emoções

Mais do que um conteúdo segmentado, o esporte é cada vez mais encarado como potente plataforma de comunicação. Se há, por exemplo, o digital e o PR tradicional, existe também o esporte como ferramenta capaz de difundir atributos das marcas e conversar diretamente com consumidores de uma forma emocional.

Não é somente visibilidade publicitária o retorno desejado com o investimento aqui. A partir de uma estratégia de comunicação integrada, através do esporte é possível fazer chegar ao público valores e benefícios de marcas, produtos ou serviços. Impactar, de verdade, crenças e ações.

Se, há dez anos, as marcas queriam apenas ser (re)conhecidas pelo público, hoje elas já usam o esporte para fidelizar os consumidores através de ações de engajamento a partir de situações e mensagens inspiradoras. Em uma expressão: promovendo experiências únicas.

Com a Copa do Mundo da FIFA daqui a menos de 100 dias e os Jogos Olímpicos Rio em 2016, as empresas, patrocinadoras ou não, têm uma grande oportunidade de proporcionar vivências e engajamento com o público pelo esporte. Usar o esporte é falar com toda a gama de pessoas - da classe A à classe D, homens e mulheres de todas as idades em um momento de relaxamento, emoção e paixão.

Dos cerca de US$ 40 bilhões que o patrocínio esportivo movimenta no mundo, cerca de 70% são direcionados a ações "menores", ou seja, não ligada aos grandes eventos segundo a SportBusiness. No Brasil, os dados da Portas Consulting apontam um cenário ainda diferente, com cerca de 48% dos R$ 3 bilhões do setor atualmente direcionados a Copa e Olimpíadas.

Aqui, mais do que nunca vale a máxima que não basta patrocinar, é fundamental ativar para se fazer perceber e sentir. E ir além. Buscar no patrocínio uma forma de tocar as pessoas e deixar legado, fazer com que um número cada vez maior de gente viva a experiência da marca de forma significativa. Se apropriar dos valores do esporte para difundir mensagens a partir de conteúdo proprietário diferenciado.

Recentemente a In Press Media Guide realizou sondagem com jornalistas a respeito dos patrocinadores no universo olímpico. O resultado não chegou a surpreender: dentre os lembrados pelos representantes das principais redações do país estavam marcas que nada tinham a ver com os Jogos Rio 2016. O motivo? São vários e vão desde tradição no patrocínio esportivo, envolvimento com futebol (a Copa é logo aí!) e criatividade na comunicação.

Com um sem-número de empresas surfando a onda esportiva, chega a ser natural que não patrocinadores oficiais dos mega eventos acabem se esforçando mais para "sair da caixa" e, com isso, se aproximando de maneira mais interessante do torcedor-consumidor. Uma receita, que vale para todos. Hoje e sempre.

*Esse artigo foi publicado primeiramente no Anuário Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2014.


  • Sócia-Diretora da Media Guide
  • Manoela Penna formou-se em jornalismo na PUC-Rio. Trabalha desde 1994 na mídia impressa. Foi repórter da revista Esporte por Esporte, do Jornal dos Sports e do Diário LANCE! e colaborou, entre outros, com Carta Capital, Jornal O Globo, Revista Placar e O Dia. Participou in loco de grandes coberturas como Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008, Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003 e Rio 2007, Campeonato Mundial de Clubes de Futebol (Brasil 2000), Rolland Garros 2000 e GPs de F1. Desligou-se do LANCE! em 2000 para estudar no exterior, onde cursou Marketing Esportivo (Universitat Autonoma de Barcelona) e técnicas de jornalismo no London College of Printing. De 2008 a 2010 foi Diretora de Mídia da Federação Internacional de Judô. Fundou a Media Guide Comunicação, em 2002.

     

     

  • Manoela Penna

contatos: [manoela.penna@mediaguide.com.br]
  • (0 votos)

[anterior]

[próximo]

Rio de Janeiro
R. Mena Barreto, 37
Tel. 21 3723.8080

São Paulo
Av. Juscelino Kubitschek, 1.726 / 10 andar
Tel. 11 3323.1520 - 3073.0233

Brasília
SHS, Qd. 06, Conj. A, Bl. E, Sala 923
Ed. Brasil Business Center - Brasil 21
Tel. 61 3049.9550

copyright 2011 In Press Porter Novelli | todos os direitos reservados | criação In Press Porter Novelli | desenvolvido por AM4