Voltar ao Topo

artigos

[anterior]

[próximo]

04/03/2013

Copa e Olimpíadas para todos

Copa de 2014 e Rio 2016. Essas são as palavras mágicas que fazem brilhar os olhos de todos (em todos os setores, de torcedores a empresários). Chega a ser difícil pensar no mundo em 2017.
 

Trata-se, claro, de uma grande oportunidade de comunicação. Um catalisador capaz de elevar imagem de produtos e serviços a níveis altíssimos. Graças, quase sempre, a muitos cifrões.

Ou nem tanto. Poucas são as marcas capazes de se atrelar, oficialmente, aos megaeventos. Por motivos diversos: seja pelo altíssimo custo das cotas, seja pela impossibilidade de empresas do mesmo ramo se tornarem patrocinadores. E é justamente isso que abre portas para todos participarem da(s) festa(s).

Enquanto os grandes patrocinadores buscam um espaço no imaginário do torcedor-consumidor (e aí, fica a dica, não basta botar milhões por uma logomarca no backdrop, é preciso ativar para se diferenciar), empresas concorrentes dos sponsors oficiais ou marcas com menor poder de fogo buscam criatividade para se posicionar nessa vitrine.

Há regras de “brand protection” que devem ser seguidas à risca – e que tornam o trabalho de comunicar ainda mais desafiador e motivante. Estamos diante de um terreno tão fértil (com consumidores ávidos por esporte. E a mídia idem) que é desperdício passar calado diante desse desfile de oportunidades.

Se o futebol é onipresente no coração do brasileiro, os esportes olímpicos e paralímpicos trazem novos atributos que podem ser valiosos na construção da imagem e reputação das marcas. Há o vôlei, mas há também o badminton. Existe o judô, mas não se pode esquecer do pentatlo moderno. Homens, mulheres, jovens, experientes, individuais, coletivos. Superação, disciplina, planejamento, tática e... vitória. Para o Brasil, para os atletas e para os patrocinadores.



Manoela Penna é Sócia-Diretora da In Press Media Guide e cobriu in loco os Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.

 


  • Sócia-Diretora da In Press Media Guide
  • Manoela Penna

tags: [jogos] , [futebol] , [copa] , [judô] , [patrocínio] , [olimpíadas]
  • (1 votos)

[anterior]

[próximo]

Rio de Janeiro
R. Mena Barreto, 37
Tel. 21 3723.8080

São Paulo
Av. Juscelino Kubitschek, 1.726 / 10 andar
Tel. 11 3323.1520 - 3073.0233

Brasília
SHS, Qd. 06, Conj. A, Bl. E, Sala 923
Ed. Brasil Business Center - Brasil 21
Tel. 61 3049.9550

copyright 2011 In Press Porter Novelli | todos os direitos reservados | criação In Press Porter Novelli | desenvolvido por AM4