Voltar ao Topo

artigos

[anterior]

[próximo]

20/06/2011

O valor da Comunicação Interna

O maior desafio e a maior riqueza da Comunicação Interna é a diversidade do público. Cada empresa compõe, de fato, uma comunidade. Um agrupamento único de pessoas com idades, interesses, crenças e comportamentos diferentes. Muitas vezes, essas diferenças estão em uma mesma sala ou mesa de trabalho. Definir plataformas e ações de comunicação – bem-sucedidas – em um cenário tão diversificado não é tarefa fácil.

O primeiro passo é pesquisar. É necessário conhecer muito bem os diversos perfis, ideias e expectativas existentes em uma comunidade específica para definir a melhor forma de abordar cada grupo. De posse desses valiosos dados, é possível iniciar a segmentação dos canais de relacionamento e partir para a mensuração objetiva dos resultados alcançados, em termos do engajamento das pessoas e da assimilação das mensagens.

A melhor parte de toda essa história é a riqueza que esse processo apresenta para as empresas. Ao buscar conhecer melhor as pessoas que a formam, elas descobrem seus talentos e potenciais e, de modo quase natural, abrem caminho para a colaboração nos diversos processos. De quebra, ainda ganham o engajamento de todos em seus objetivos de negócio. Afinal, quem não quer ser objeto do interesse da organização em que trabalha?

Em um mundo em que nada muda tanto o nosso dia a dia quanto as novas tecnologias de informação e relacionamento, a comunicação interna pode se transformar no lugar das trocas e interações. Redes sociais, blogs e microblogs internos darão voz e corpo às ideias das pessoas, independente da área, cargo ou nível hierárquico, aproveitando todo o potencial daquela comunidade. A inovação e o engajamento tendem a vir a reboque, assegurando a melhor representação que uma marca pode ter: a das pessoas que para ela trabalham.

Ou seja, investir em uma boa comunicação interna é um processo contínuo e sistemático, durante o qual todos ganham valor.


  • Diretora de comunicação interna e conteúdo
  • Formada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso (Facha), desde 1998 atua na área de Comunicação Corporativa com foco em estratégias em ambiente digital, comunicação interna, publicações e campanhas off e online. Foi responsável pela criação de websites e hotsites do Guaraná Antarctica Diet, Brahma Light, Portal da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Copa da Cultura e Fórum Cultural Mundial 2006, Portal Saúde Criança. As salas de imprensa online da Vale, da Claro e do MetrôRio, o portal da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), a agência online Plantão de Notícias Brahma Olé, o Blog do Kaká e o Blog da Bienal Internacional do Livro (2007), além da Agência de Notícias do Camarote da Brahma dos carnavais de 2009 e 2010 são exemplos de ferramentas desenvolvidas para clientes da In Press Porter Novelli. Em 2006, o núcleo que gerenciava foi vencedor do Prêmio Aberje Nacional nas duas categorias de internet, com o hotsite Natal 32 Horas, para o grupo Multiplan, e com a Sala de Imprensa da Vale. Sua equipe responde por outros prêmios da agência, como o mais recente Aberje Regional de 2011 com o case MetrôRio nas Mídias Sociais.

     

  • Valéria Miranda

contatos: [valeria.miranda@inpresspni.com.br] IN IN
  • (5 votos)

[anterior]

[próximo]

Rio de Janeiro
R. Mena Barreto, 37
Tel. 21 3723.8080

São Paulo
Av. Juscelino Kubitschek, 1.726 / 10 andar
Tel. 11 3323.1520 - 3073.0233

Brasília
SHS, Qd. 06, Conj. A, Bl. E, Sala 923
Ed. Brasil Business Center - Brasil 21
Tel. 61 3049.9550

copyright 2011 In Press Porter Novelli | todos os direitos reservados | criação In Press Porter Novelli | desenvolvido por AM4