Voltar ao Topo

artigos

[próximo]

04/04/2011

Media Training. Preparando o porta-voz para cuidar da reputação da Empresa

Para quem trabalha com Comunicação, nada melhor do que contar com um bom porta-voz.
E um bom porta-voz é o executivo que conhece bem a sua missão: ajudar a proteger a reputação da empresa que ele representa. Por isso, a primeira lição de qualquer programa de Media Training é focada no fato de que, ao dar uma entrevista, o porta-voz deixa de ser pessoa física. Seu sobrenome passa a ser o nome da companhia.

Cuidar da reputação das empresas é objetivo de todo bom porta-voz. Mas atingir este objetivo requer muita preparação, muito conhecimento sobre o que se fala e, principalmente, concentração nas mensagens que se quer passar. Um bom exercício para quem vai dar uma entrevista é se questionar sobre que título gostaria de ver publicado na matéria. A resposta a esta pergunta dará ao executivo o foco na mensagem-chave, aquilo que se quer ressaltar durante a entrevista.

Mas, atenção! Com raríssimas exceções, ninguém nasce bom porta-voz. Trata-se de um processo evolutivo. Quanto mais entrevista dá, mais o executivo se aperfeiçoa. Daí a importância de desenvolver programas de Media Training dinâmicos, com exercícios que simulem situações reais. Entrevistas em seus vários formatos – por telefone, individuais, coletivas –, por exemplo, ajudam o porta-voz a se desenvolver, entender a dinâmica do jornalista durante uma entrevista.   

A maneira correta de endereçar a mensagem-chave durante a entrevista é outro desafio do executivo. Para desenvolver esta capacidade, algumas dinâmicas ajudam a entender quem é o “cliente” do jornalista. Ao entender para quem aquele veículo fala, como este público é impactado, o grau de entendimento deste leitor ou ouvinte sobre o assunto, o porta-voz  chega enfim à excelência na arte de dar uma boa entrevista.    

 


  • Diretora executiva de Treinamentos
  • Jornalista formada pela Universidade Gama Filho em 1976, com pós-graduação em Marketing pela PUC-RJ. Iniciou sua carreira em 1975 no jornal Diário de Notícias. Atuou também como repórter, redatora, editora e coordenadora de pauta na Última Hora, O Fluminense, O Globo, Jornal do Commercio e TV Manchete. Foi gerente de Comunicação de Negócios no Banco Nacional durante 10 anos, responsável pelas publicações internas e campanhas motivacionais. Na In Press Porter Novelli desde 1999, atualmente exerce a função de diretora executiva de Inovação e Desenvolvimento, sendo responsável também pela área de Treinamento da agência.

     

  • Sonia Azevedo

contatos: [sonia.azevedo@inpresspni.com.br]
  • (0 votos)

[próximo]

Rio de Janeiro
R. Mena Barreto, 37
Tel. 21 3723.8080

São Paulo
Av. Juscelino Kubitschek, 1.726 / 10 andar
Tel. 11 3323.1520 - 3073.0233

Brasília
SHS, Qd. 06, Conj. A, Bl. E, Sala 923
Ed. Brasil Business Center - Brasil 21
Tel. 61 3049.9550

copyright 2011 In Press Porter Novelli | todos os direitos reservados | criação In Press Porter Novelli | desenvolvido por AM4